Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Relatórios de Autoavaliação

Os Relatórios de Autoavaliação seguem um ciclo avaliativo trienal, ou seja nos dois primeiros anos do ciclo são elaborados relatórios parciais e no terceiro ano, um relatório integral contemplando os dois anos anteriores.

Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI) 2023  - 2º parcial (ciclo 2022-2024)

O Relatório de 2023 contempla pesquisa realizada com estudantes de todos os cursos de graduação da Ufes. A CPA apresenta, neste relatório, o resultado GERAL de todos os Cursos. Os resultados por Curso foram disponibilizados aos coordenadores para que elaborem os seus próprios relatório.

Modelo sugerido pela CPA Relatório de Autoavaliação de Curso (RAC) - obs: ao clicar, o arquivo será baixado.

Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI) 2023 -  postado no e MEC em março/2024 (antes da publicação dos indicadores da qualidade das educação superior em 12/04/2024)

 

Relatório de Autoavaliação Institucional Ufes 2022 (RAI 2022) - 1° parcial  (ciclo 2022-2024)

Resultados - Infraestrutura por Centros

Este Relatório apresenta os resultados da Enquete realizada com os Gestores da Ufes em 2022. Foram contemplados na pesquisa 384 gestores da Ufes de unidades acadêmico- administrativas como Pró-Reitorias, Superintendências, Secretarias, Centros de Ensino, seus departamentos e secretarias. Os resultados apresentados  dividem-se em duas partes: um item com os resultados das avaliações externas do período 2021-2022 e outro item com as análises dos resultados da enquete com os Gestores. No ultimo capítulo, foram elaboradas sugestões de melhorias para o desenvolvimento da Instituição, contemplando todos o eixos avaliativos.

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2021 (RAI 2021) - integral (triênio 2019-2021)

Os resultados apresentados neste relatório dividem-se em duas partes: um item com os resultados das avaliações externas do período 2019-2021 e outro item com as análises dos resultados das seguintes avaliações internas (pesquisas com Gestores em 2019 e pesquisas com a Comunidade acadêmica em 2020 e 2021. Esta última, com utilização de instrumentos específicos para avaliação de ensino e trabalho remotos). No ultimo capítulo, foram elaboradas Sugestões de Melhorias para o Desenvolvimento da Instituição, contemplando todos o Eixos avaliativos.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES - Ano Base 2020

Este Relatório teve como base pesquisa realizada por Comissão instituída pelo Reitor pela Portaria n° 547 de 13 de outubro de 2020, que contou com representantes discentes, docentes e técnicos para avaliar o Ensino Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial implementado pela Ufes em 2020.O Relatório da Comissão Especial considerou  todos os Eixos avaliativos do Sinaes, com exceção do Eixo 2, que está diretamente ligado ao Plano de Desenvolvimento Institucional, visto que o panorama simplesmente inviabilizou a manutenção das diretrizes do PDI de forma parcial.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES - Ano Base 2019

Neste relatório, apresentamos os dados de pesquisa realizada com os gestores da Ufes (Reitoria, Pró-Reitorias, Secretarias, Superintendências, Biblioteca, Prefeitura, Diretores de Centro deEnsino, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação).
 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2018 (RAI 2018) - 1° relatório parcial

Os resultados do relatório foram apresentados em quatro partes, com análises quantitativa e qualitativa: pesquisa com Docentes; pesquisa com Técnico-Administrativos em Educação; pesquisa com Estudantes de Graduação; pesquisa com Estudantes de Pós-Graduação. 

          Apresentação dos resultados do RAI por Centro de Ensino.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2017 (RAI 2017) - integral (triênio 2015-2017)

Os resultados apresentados no relatório estão organizados em quatro partes: 1. Pesquisa com a comunidade universitária (estudantes de graduação presenciais e a distância, professores e técnico-administrativos em educação – pesquisa comparativa aos dados de 2013 e 2015, últimas pesquisas com a comunidade acadêmica); 2. Pesquisa com os gestores a partir das fragilidades apontadas no RAI 2016: ações realizadas e plano de realização de ações; 3. Análise global em relação ao PDI e a todos os eixos do instrumento, de acordo com as atividades acadêmicas e de gestão; e 4. Plano de ações de melhoria da IES.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2016 (RAI 2016) - 2° relatório parcial

O Relatório de Avaliação Institucional teve como objetivo fundamental analisar as fragilidades apontadas nos diversos processos de avaliação externas e internas que ocorreram na Ufes, bem como apontar as ações que foram executadas e planejadas para corrigi-las. Além do levantamento das fragilidades e das ações realizadas, as diversas instâncias gestoras da Universidade, tanto no âmbito dos colegiados/coordenações de curso como nas direções dos Centros de Ensino e demais Unidades Organizacionais que compõe a estrutura da Administração Central da Instituição, indicaram também as possíveis propostas de ações corretivas a serem desenvolvidas.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2015 (RAI 2015)

Avaliação do nível de satisfação dos estudantes de graduação dos cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), da Universidade Federal do Espírito Santo (Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, História, Pedagogia e Química). Objetivamos destacar a percepção desses estudantes no que se refere ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e medir o nível de satisfação dos mesmos.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2014 (RAI 2014)

Este relatório propõe um resgate da Autoavaliação Institucional ocorrida em 2013. Nosso intuito foi conhecer as medidas corretivas adotadas a partir do Relatório 2013 ou mesmo de solidificação de ações de sucesso, constatadas no mesmo.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2013 (RAI 2013)

O propósito deste relatório foi apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto aos alunos, professores e corpo técnico-administrativo visando diagnosticar a realidade educacional da UFES, para permitir o planejamento e a execução de ações para a melhoria contínua da instituição.

Resultados da Pesquisa por público:  Discentes - Docentes - Técnico-Administrativos

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2008-2010

O presente documento apresenta e suscita os aspectos mais relevantes do que seja a avaliação de desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo no período compreendido entre 2008 e 2010.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2006-2008

O presente documento apresenta e suscita os aspectos mais relevantes do que seja a avaliação de desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo no período compreendido entre 2006 e 2008.

 

Relatório de Autoavaliação Institucional UFES 2004-2006

O relatório de avaliação institucional que apresentamos está organizado em três partes principais: a primeira resgata o processo histórico da UFES e seu perfil atual; a segunda discute as concepções e a metodologia que orientam a operacionalização do processo de avaliação institucional; a terceira analisa a estrutura e funcionamento do ensino, pós-graduação, extensão e os processos administrativos e de gestão no interior das dez dimensões de análise do processo de auto-avaliação proposto pelo INEP/MEC.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910