Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Ufes realiza pesquisa de autoavaliação dos cursos de graduação junto aos estudantes

Publicado em 25 de Outubro de 2023 - 10:13

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes está realizando uma pesquisa de autoavaliação dos cursos de graduação junto aos estudantes para conhecer a opinião deste público sobre questões do curso, como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, entre outras. O questionário foi encaminhado aos estudantes por e-mail e poderá ser respondido até o dia 30 de novembro de 2023 por meio deste link.

A enquete tem o objetivo de identificar as fragilidades e potencialidades dos cursos relativas ao ano vigente e servirá de base para a elaboração do Relatório de Avaliação Institucional (RAI) de 2023.

A realização da autoavaliação é uma das exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é item obrigatório para as Instituições de Ensino Superior (IES). Na Ufes, ela é conduzida pela CPA, responsável pela coordenação dos processos de avaliação, sistematização e apresentação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin).

As pesquisas de avaliação vêm sendo realizadas na Universidade desde 2004 e, a cada ano, é dirigida a grupos específicos da comunidade acadêmica. Em 2022, ela foi direcionada aos gestores da Ufes.

A Secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, explica que, além de ser uma exigência do Sinaes, a pesquisa é uma oportunidade para que a Administração Central da Ufes e as coordenações dos Centros de Ensino e dos cursos conheçam a opinião da comunidade universitária e definam ações de melhoria para os pontos que não forem bem avaliados. “O objetivo maior desta pesquisa é promover a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Por isso é muito importante a participação dos estudantes neste ciclo. Esse instrumento também servirá de apoio aos coordenadores, para que incluam a prática de autoavaliação de seus cursos”, afirma.

Texto: Thereza Marinho

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.