Comissão Própria de Avaliação inicia pesquisa de Autoavaliação com gestores da Ufes

Publicado em 13 de Outubro de 2022 - 14:10

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes inicia nesta quinta-feira, 13, uma Pesquisa de Autoavaliação Institucional dirigida aos gestores da Universidade. O objetivo é identificar as fragilidades e potencialidades da instituição relativas ao ano vigente e servirá de base para a elaboração do Relatório de Avaliação Institucional (RAI) de 2022.

A pesquisa deve ser respondida até o dia 31 de outubro e o link para participação , al´me de estar disponível no site da CPA, será enviado por e-mail para ocupantes dos cargos de reitor, vice-reitor, pró-reitor, superintendentes, secretários, diretores e coordenadores das unidades, diretores de centro de ensino, chefes de departamento, coordenadores de curso de graduação e pós-graduação e chefes de secretarias e divisões administrativas nos Centros.

A realização da autoavaliação é uma das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é item obrigatório para as Instituições de Ensino Superior (IES). Na Ufes, ela é conduzida pela CPA, responsável pela coordenação dos processos de avaliação, sistematização e apresentação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin).

As pesquisas de avaliação vêm sendo realizadas na Universidade desde 2004 e, a cada ano, é dirigida a grupos específicos da comunidade acadêmica.

A representante dos servidores técnicos na CPA, Lorena de Freitas, explica que, nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, os dados apurados nas avaliações do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) – dirigidas a todos os segmentos da Universidade – foram utilizados para a composição dos Relatórios de Avaliação Institucional, que são enviados para o Ministério da Educação.

A Secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, destaca que o objetivo das pesquisas é indicar à comunidade as potencialidades e fragilidades da Instituição, no intuito de promover a qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, observados os princípios do Sinaes e as especificidades da Universidade. “É muito importante a participação de todas as pessoas elencadas neste ciclo, pois o processo de autoavaliação, além de atender exigências legais, é uma oportunidade para a Universidade definir estratégias futuras de ação”, acrescenta.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes