Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFES) inicia pesquisa sobre pontos fortes e fracos da Universidade

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes realiza a partir desta segunda-feira, 5 de novembro, uma Pesquisa de Autoavaliação Institucional. O objetivo é identificar as fragilidades e potencialidades da instituição relativas ao ano de 2018, o que servirá de base para a elaboração do Relatório de Avaliação Institucional (RAI) de 2018.

A pesquisa será realizada junto a toda a comunidade acadêmica - servidores docentes, servidores técnicos e estudantes - até o dia 9 de novembro e será feita via e-mail.

A presidente da CPA/Ufes, professora Eliana Zandonade, destaca que a importância do processo avaliativo: “Por meio da pesquisa podemos registrar as fragilidades que podem ser corrigidas, e identificar as potencialidades, consolidando e aprimorando as ações bem-sucedidas na Universidade”.

A pesquisa conta com a participação das Comissões de Autoavaliação Institucional dos Centros de Ensino (CPACs) e apoio operacional da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes.

Sistema nacional

A CPA/Ufes é responsável pela coordenação dos processos de avaliação, de sistematização e apresentação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação é um processo que tem caráter formativo, de compromisso coletivo e diagnóstico, e seu objetivo é indicar para a comunidade universitária as potencialidades e fragilidades da instituição. A CPA busca promover a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, fundamentada nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Texto: Thereza Marinho