Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Seminário apresenta Relatório de Autoavaliação Institucional da Ufes

AvaliaUfes II - Devolutiva RAI

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes realiza nesta quinta-feira, 19, o Seminário Avalia Ufes, das 9 às 18 horas, no auditório do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), no campus de Goiabeiras. Aberto para a comunidade universitária e para a sociedade, o seminário analisará as fragilidades registradas no Relatório de Autoavaliação Institucional da Ufes – RAI 2016. Nesse ano, a CPA ouviu cerca de 100 coordenadores de cursos de graduação, diretores dos 11 centros de ensino e outros gestores de unidades organizacionais da Ufes.

O evento será transmitido pela Secretaria de Ensino a Distância (Sead) para os campi de Alegre e São Mateus, por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/webconf-ufes. De acordo com a presidente da CPA, professora Eliana Zandonade, a pesquisa realizada hierarquizou as questões mais mencionadas pelos participantes a partir dos critérios “muito bom”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, seguindo a metodologia usada em processos de avaliação. Segundo a professora, a CPA busca desenvolver processos de avaliação interna, objetivando apontar ações que podem ser desenvolvidas no âmbito institucional.

Ela explica que cada centro de ensino possui a sua Comissão Própria de Avaliação (CPAC), o que expande e massifica a pesquisa para diferentes setores acadêmicos e administrativos. A comissão organizadora do seminário é composta pela CPA Ufes, pelas CPACs, com o suporte executivo da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e participação de professores, servidores técnicos, estudantes matriculados e egressos. O RAI 2016 está disponível na íntegra na página da CPA no portal da Ufes, em http://www.avaliacaoinstitucional.ufes.br/relatorios-autoavaliacao-institucional.

De acordo com Eliana Zandonade, o seminário trabalhará com foco em três dimensões: didática-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura. A CPA é responsável pela coordenação dos processos de avaliação, de sistematização e apresentação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação é um processo que tem caráter formativo, de compromisso coletivo, e de diagnóstico, e seu objetivo é indicar para a comunidade universitária as potencialidades e fragilidades da instituição. A CPA busca, segundo Eliana Zandonade, promover a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, considerando os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Veja a programação do Seminário no arquivo anexado abaixo.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

Fonte: http://www.ufes.br/conteudo/semin%C3%A1rio-apresenta-relat%C3%B3rio-de-a...

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.